O serviço das telecomunicações tem sofrido um grande impulso com a pandemia. As necessidades impostas pelo confinamento, com recurso ao teletrabalho e o ensino à distância justificam, em grande parte, a forte importância do acesso a este tipo de redes de internet de alta velocidade.
Esta carência levou à criação e expansão da cobertura de redes FTTH (fiber to the home – fibra até casa) em grande parte do território nacional, sobretudo nas áreas geográficas mais rurais e menos povoadas, mitigando a diferença no acesso a este tipo de serviço entre áreas urbanas e rurais.
A crescente demanda por este tipo de serviço verifica-se pelo aumento de 4.9% no número de alojamentos cablados com uma rede de internet de alta velocidade e 9.1% no número de alojamentos cablados com fibra ótica no ultimo ano, dados ANACOM (2020).
A LRB encontra-se já há mais de um ano neste mercado em parceria com outras entidades, desempenhando várias funções, quer na recolha de informação (Site-Survey) quer no desenvolvimento de Projetos FTTH com o objetivo de servir a totalidade do território permitindo o acesso às redes de internet de alta velocidade a toda a população.
Anterior
Próximo